Esse blog nasceu de um desejo profundo de homenagear essa incrível artista, Zélia Duncan... Aqui haverá sempre textos, músicas, letras, notícias, vídeos entre outras coisas sobre essa artista maravilhosa... Você é fã, gosta de suas músicas, acompanha a carreira da moça? Seja bem vindo (a)! Traga os amigos, puxa um banquinho, pega uma bebida e sinta-se em casa! Afinal, Amigo é casa!

domingo, 6 de março de 2011

Zélia Duncan Homenageada

Olá!

Hoje trago uma publicação muito bacana sobre ZD em um blog delicioso sobre cantoras brasileiras, o Cantoras de Rádio. Aproveito para, além de indicar a visita, também agradecer a citação sobre o Zélia Duncan Eu Não Sou Eu... Obrigado!



A informação mais antiga que tenho sobre essa niteroiana é que em 1982 cantou ao lado de Cássia Eller e Janette Dornellas na ópera "Veja você, Brasília", de Oswaldo Montenegro. Oito anos depois, a contralto grava um LP horrível, ainda com o nome de Zélia Cristina. Em 1992, adota o sobrenome da avó e vira Zélia Duncan. O sucesso de verdade só veio quando "Catedral" (uma versão feita em parceria com Christiaan Oyeens de "Cathedral song", de Tania Tikaram) entrou na trilha sonora da novela "A próxima vítima". Dali em diante, além de entrar em outras trocentas trilhas, Zélia virou um ícone da MPB, sendo gravada por vários grandes nomes. Ganhou "n" prêmios. Em 2001, lançou o CD "Sortimento", que, normalmente, é considerado seu melhor disco. Pode-se dizer que Zélia já cantou de tudo. Principalmente, em suas participações e etc. Escorpiana, vai fundo ao interpretar. Isso sem aludir a seus tons graves! É importante rever também o mérito que recebeu de Simone, ao gravar, com ela, o disco "Amigo é casa", com um repertório bastante divergente de Zélia, mas que ficou ótimo, devido a sua versatilidade. E o fato de ter sido a "substituta" de Rita Lee no show londrino dos Mutantes em 2006.

Melhor disco, pra mim: "Eu me transformo em outras", 2004. Pode ser que não seja o melhor, mas é o que mais fulgura, a meu ver. Nesse disco, Zélia regravou aquelas canções antiiiiiiiigas que, segundo ela, foram suas influências. Ali, pode-se ouvir "A deusa da minha rua", "Jura secreta", "Sábado em Copacabana", "Dream, a little dream of me", etc. Muito bom! E o que nos impressiona é como uma cantora que só irradiava o pop/rock até então conseguiu se sair tão bem cantando essas músicas.

Site oficial:
http://www2.uol.com.br/zeliaduncan/

Nenhum comentário:

Postar um comentário